Se você é cristão há algum tempo, você provavelmente já leu a passagem de Jeremias 29:11.
O texto diz o seguinte: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamento de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
A Nova Versão Internacional, traz uma tradução mais clara: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
Estive meditando nesta palavra por algumas semanas. E depois de alguns dias, o Espírito Santo me fez compreender que os Plano de Deus são precisos e exatos para cada um de nós.
O Espírito Santo me fez lembrar de eventos específicos na minha vida que nasceram da infinita sabedoria, vontade e bondade de Deus. Eu vou compartilhar um desses eventos com você, e oro neste momento para que Deus te inspire, incentive, acenda a esperança e traga-o de volta para este lugar de gratidão, adoração, excitação, novo zelo e antecipação a respeito de seus planos, e das coisas que Ele tem falado sobre você, sua vida e seu futuro.
Eu tinha aproximadamente 6 anos quando fui para a igreja pela primeira vez, ninguém na minha casa era evangélico. Minha mãe foi católica boa parte de sua vida, mas já fazia alguns anos que ela não ia a nenhuma igreja.
Certo dia apareceu um grupo de homens de terno e gravata na minha casa, pedindo que minha mãe alugasse o prédio comercial que nem estava acabado para a igreja. Minha mãe disse: "Como posso alugar este salão pra vocês? Ele não está terminado. Só tem as paredes levantadas. Não tem piso, não tem laje. Vai muito dinheiro pra terminá-lo e eu não tenho esse dinheiro."
Aqueles homens foram embora e voltaram depois de alguns dias com uma proposta.
- A senhora aluga o salão pra igreja? Nós terminamos ele e descontamos o valor da obra em aluguel.
Minha mãe aceitou a proposta e alguns meses depois naquele salão passou a funcionar uma congregação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Ipiranga.
Todos os sábados a tarde, acontecia a Escola Bíblica para as crianças. E eu, nos meus 7 anos, subia na laje e ficava deitado, bem na beira com a cabeça pendurada para ouvir a escola bíblica.
Um dia, a professora se atrasou, e quando ela chegou eu já estava ali, na beira da laje, praticamente pendurado, olhando a porta fechada e tentando entender porque naquele dia não haveria aula.
Quando a professora chegou, ela me viu ali, naquela situação e me indagou: "O que você está fazendo aí menino, pendurado na laje. Saí daí que isso é perigoso."
- Eu fico aqui ouvindo a escolinha. - respondi rapidamente.
- Por que você não desce daí e vem assistir a aula aqui dentro? Eu te dou uma revistinha. - respondeu a professora.
- Não posso. Minha mãe não é crente, ela é católica. - respondi com certa tristeza.
- Isso não é problema. Eu vou falar com a sua mãe e se ela autorizar.... - disse a professora.
Alguns minutos depois eu estava assistindo a minha primeira aula e ganhando a minha primeira revista da professora Adelaide. Eu sentia uma alegria tão grande por poder estar ali, junto com as outras crianças.
Mas o fato é que depois de alguns anos, eu acabei me distanciando da igreja. Isso aconteceu quando eu estava com aproximadamente 14 anos.
Fiquei muito tempo longe da igreja, longe de Deus, mas Ele nunca esteve longe de mim.
Embora eu evitasse a todo o custo ter alguma ligação com a igreja, com irmão da igreja, Deus sempre colocou alguém perto de mim que tinha uma ligação muito forte com Ele. A começar pela minha mãe que acabou se convertendo ao evangelho, após eu começar a frequentar a Escola Bíblica das crianças.
Nesta época eu morava na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo, e depois de alguns anos, eu e minha mãe nos mudamos para a cidade de Tupã, no interior paulista.
Muitos dos meus conhecidos da igreja sempre me diziam que Deus tinha um plano na minha vida, mas eu estava cheio daquela conversa. Pra mim parecia mais uma ladainha, um jargão de crentes que queriam a todo o custo ter mais um membro em sua igreja.
Um dia, após mais um daqueles encontros e ouvir a mesma coisa - "Deus tem uma plano na sua vida. Ele quer usar você. Ele te deu dom maravilhosos, etc, etc, etc...", - eu pensei, apenas pensei, eu não verbalizei o meu pensamento. Se Deus existe, se de fato, Ele tem um plano na minha vida, eu quero que Ele prepare um crente que eu não conheço, que eu nunca tenha visto na minha vida e use para falar comigo. Pode ser em qualquer lugar, no meio da rua, dentro do ônibus, na fila de um banco, sei lá.
O tempo passou e eu me esqueci daquele pensamento, mas Deus ouviu e não se esqueceu, Um domingo à tarde, alguém bate palmas na minha casa, minha mãe saí para atender. Era um grupo de jovens cristãos. Eles pediram permissão para entrar na nossa casa e fazer uma oração.
Minha mãe ficou feliz com o pedido. Aqueles jovens entraram. Eram 3 homens e duas mulheres. Havia o Alexandre, o Manoel, outro Alexandre, a Roberta e a Patrícia. Eles começaram a orar e durante aquela oração, o Espírito Santo de Deus tomou a jovem Roberta e quando ela colocou a mão na minha cabeça, naquele instante eu caí de joelhos chorando e Deus começou a falar na boca daquela jovem.
- Você pediu que Eu usasse alguém que você não conhece, que Eu preparasse alguém para falar contigo. Hoje é o dia que eu vou falar com você. Trouxe na tua casa, não apenas uma pessoa, mas Eu preparei cinco jovens que você não conhece, que você nunca viu. Eu tenho sim, um plano para a sua vida, mas eis que eu te digo, hoje é sua última oportunidade. Até aqui eu te guardei. Até aqui eu cuidei de você. Até aqui eu te livrei da morte, mas a partir de hoje, se você não consertar a sua vida para comigo, eu vou te deixar sozinho. Hoje será a última vez que eu fecho a tua sepultura. - dizia Deus na boca daquela jovem.
Deus continuou falando comigo por mais alguns minutos, e após Deus falar tudo o que tinha pra me falar, eu abri os olhos e a jovem Roberta, estava muito vermelha. Os outros jovens estavam com olhos fixos e arregalados na jovem que Deus tinha usado para falar comigo.
Pelo que entendi, eles nunca tinham visto, ela ser usada daquela forma para falar com alguém.
Eles se despediram e foram embora. Naquele mesmo dia, eu peguei minha Bíblia e voltei para a igreja.
Após aquela decisão, eu sentia paz na minha alma, porque eu abri espaço na minha vida para a presença do Espírito Santo, e, Ele começou a trabalhar e a mudar a minha vida, alias, ele faz isso até hoje.
Quero dizer pra você, que está lendo este texto, a presença de Deus, é real, Ele pode fazer-se conhecido e tangível para você. Deus pode falar com você e você pode ouvir a Sua voz. Sei agora que Jesus entrou na vida e se fez verdadeiramente conhecido pra mim naquele domingo. Seu amor, sua paz e sua compaixão são incríveis. Você nunca irá conhecer um amor assim.
O que é incrivelmente profundo não é o fato de que Deus pode falar, mas de que o Criador do universo, Aquele que fez as estrelas no espaço, fala tão pessoalmente e precisamente na minha e da sua vida e do nosso futuro.
"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!" Salmos 139:13-17. (NVI)
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!" Salmos 139:13-17. (NVI)
Eu senti um desejo muito forte em meu coração de compartilhar meu testemunho com você para incentivá-lo enquanto você o lê. Deus não se esqueceu de você, ou dos seus sonhos, ou do seu casamento ou de qualquer coisa que Ele tem falado com você ou colocado em seu coração. Ele é mais apaixonado por seus sonhos e desejos do que você mesmo é. Ele que os colocou dentro do seu coração. Ele é um bom Pai, um ótimo Pai na verdade.
Aquele que sabia de você, antes de você nascer, Aquele que te criou maravilhosamente, é também o mesmo que sabe precisamente e intimamente os planos maravilhosos que Ele tem para você. Seu tempo é perfeito. Tire os olhos das suas imperfeições, da incredulidade, da dúvida e das inadequações, e coloque n'Aquele que acredita e se regozija em você. Ele te ama com uma paixão implacável!
"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos." Efésios 2:10 (NVI)
------------------------------------------------------
Alessandro Gouvêa.
Bacharel em teologia, membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Campo Assis-SP.
SOCIALIZE IT →