Nós pentecostais são muito bons em perguntar: "Você está cheio do Espírito?" No entanto, isso imediatamente leva algumas pessoas para a defensiva.
"Claro que eu estou cheio do Espírito. Eu falei em línguas, há 30 anos! Por que você me faz essa pergunta?" Há outros que vão responder: "Claro, eu estou cheio do Espírito. Eu espero que você não esteja falando que eu preciso falar em línguas, porque quando eu entreguei minha vida a Jesus, eu estava cheio do Espírito."
Se você ler o livro de Atos cuidadosamente, você descobrirá que algumas vezes na vida dos discípulos de Jesus, em momentos críticos de suas vidas o texto diz: "Eles ficaram cheios do Espírito". Você descobre que o ficar cheio do Espírito é tanto um Pentecostes e um enchimento de pós-Pentecostes. Posteriormente à Atos 2, o Espírito continua a preencher os discípulos nos momentos em que eles enfrentaram desafios que nunca tinha enfrentado antes. Conforme cada novo desafio se apresenta surge uma nova demanda para um novo enchimento do Espírito.
Esta deve ser a nossa experiência do Espírito hoje. Não é simplesmente saber que o Espírito Santo veio sobre nós quando fomos batizados no Espírito com a evidência física inicial de falar em outras línguas.
O Espírito, em nossos desafios atuais, está enchendo-nos de todos os níveis de capacidade. Que possamos ser preenchidos neste momento da vida com tudo de Deus que podemos tomar. Que possamos experimentar um nível mais profundo e no núcleo do nosso ser a plenitude de Deus que o Espírito Santo torna presente!
A igreja não pode funcionar sem o Espírito Santo. E a nossa vida pessoal não pode funcionar sem o Espírito Santo.
Podemos saber muito sobre teologia. Podemos estudar a nossa Bíblia em uma base regular. Mas a menos que tenhamos a presença operacional do Espírito Santo na nossa vida, não estamos fazendo qualquer coisa que realmente conte no reino de Deus.
Aqui estão quatro coisas que o livro de Atos fala sobre o que o Espírito faz quando Ele vem sobre nós:
1. O Espírito Santo cria unidade entre nós, sem produzir uniformidade. Quando o Espírito de Deus entra em nós, não somos transformados em clones. Na verdade, as Escrituras dizem que o Espírito dá grande variedade no corpo de Cristo - variedades do ministério, a personalidade, escritório ministerial, tudo flui para fora do único Espírito. Assim, o Espírito ministra sobre nós a vida de Jesus, que é a fonte de nossa unidade, mas Ele também nos traz em conformidade com a semelhança de Cristo sem nos transformar pedaços cortados do mesmo molde. O Espírito cria a unidade sem uniformidade.
2. O Espírito eleva o potencial de nossa vida que ninguém ou nada mais pode alcançar. A vida sem o Espírito é sempre a mesma, mas depois de ter encontrado o Espírito Santo... Nenhuma pessoa no Novo Testamento jamais teria expressado seu potencial de vida, sem que o Espírito Santo viesse sobre eles. Não importa o que os nossos talentos e personalidade são, não importa quanta energia trazemos para qualquer atribuição ou tarefa particular, somente o Espírito Santo pode tocar as profundezas do potencial de nossa vida e atraí-lo para o reino de Deus.
3. Em terceiro lugar, o Espírito está sempre nos conduz em duas dimensões ao mesmo tempo. Ele sempre nos aprofunda em Deus e Ele sempre nos levando para o mundo. Parece um paradoxo, mas deixe-me explicar e você entenderá. O desejo do Espírito é nos tornar mais espiritual, mais piedoso, mais parecido com Jesus. Ele quer aprofundar nosso relacionamento com Deus. Precisamos ter cuidado como definimos as coisas mais profundas de Deus. As coisas mais profundas de Deus nos move a amar como Deus ama e experimentar Sua pureza e alegria.
As coisas mais profundas de Deus não são sobre uma espiritualidade assustadora ou ser mais inteligente ou mais santo do que o nosso próximo. As coisas mais profundas de Deus são destinadas a impressionar a nossa vida de forma mais dramática com a personalidade de Deus através de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, o Espírito leva-nos para o mundo, porque Deus ama o mundo. O Pai deu Seu Filho para salvar o mundo. Jesus nos disse para ir para o mundo, mas Ele disse que não podemos ir para o mundo, a menos que o Espírito Santo esteja em nós. Ele disse aos discípulos para esperar pelo Espírito para depois fazer isso.
O Espírito está sempre nos puxando mais profundamente em Deus e mais profundamente para o ministério de salvar um mundo perdido. Vemos isso no Antigo Testamento com Isaías. Em Isaías 6: 1, o profeta estava adorando o Senhor e disse: "Eu vi o Senhor assentado num alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo." Isaías ficou perdido na adoração a Deus e a próxima coisa que ele ouve é Deus fazendo uma pergunta: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?" Apanhado em adoração a Deus, Isaías ouve Deus dizer: "Eu tenho um trabalho para você fazer." Quando você adora Deus, Ele irá apontar qual o seu trabalho e se ele deve ser feito na sua família, na igreja ou no mundo.
4. Em quarto lugar, o Espírito Santo é de fato uma pessoa e, como tal, você pode resistir a Ele, ignorá-Lo ou recebê-lo. Ele espera ser recebido; Ele espera que você o convide. Jesus disse: Peça ao Pai e Ele vos dará o Espírito Santo. O Espírito não vai invadir e por abaixo a porta da nossa vida. Ele espera um convite. Nós devemos pedir, buscar, bater e acolher o Espírito Santo.
SOCIALIZE IT →