Em seu livro Waking the Dead o autor cristão John Eldredge escreveu: "Estamos em guerra. O mundo em que vivemos é uma zona de combate, um violento choque entre os reinos, uma luta amarga até a morte. Você nasceu em um mundo em guerra, e você vai viver todos os seus dias no meio da grande batalha, envolvendo todas as forças do céu e do inferno e vivendo aqui na terra."
Na verdade, o reino de Deus e o reino de Satanás estão em guerra em nossa sociedade hoje, e às vezes é difícil saber qual o lado, mesmo alguns cristãos estão desligados. Muitos deles pensam e agem como pessoas do mundo. Por quê? Porque eles realmente não conhecem a Deus e suas mentes não foram renovadas.
É possível para uma pessoa amar a Deus com todo o seu coração, servi-lo todas as semanas e sentir a sua presença no culto, e ainda assim não O conhecer. Alguns teólogos acadêmicos podem discordar, mas milhares de pastores e líderes religiosos no Brasil e ao redor do mundo confirmam que isso é uma verdade.
Deixe-me dizer isso de outra maneira. Uma pessoa pode amar a Deus e servi-Lo regularmente, mas não tem a mente de Deus sobre muitas das questões críticas do nosso dia-a-dia. Por não ter a mente de Deus sobre os assuntos do dia a dia, secular e espiritual, coloca a classe cristã em uma posição perigosamente precária, tanto dentro como fora das paredes da igreja, em um mundo que está cada vez mais hostil a qualquer coisa relacionada ao evangelho.
Henry Blackaby, co-autor do livro best-seller Conhecendo Deus, foi questionado sobre o seguinte: "O que você vê como o futuro para os Estados Unidos?" Blackaby respondeu:. "Se você analisar os EUA de acordo com as Escrituras, verá que estamos com problemas. Acho que estamos muito perto do juízo de Deus. O problema da América não é o mundo incrédulo. O problema da América é o povo, o povo que se diz de Deus. Veja, o que está acontecendo. O número de divórcios cresceu assustadoramente dentro das igrejas. O mesmo problema acontece com os abortos, não é um problema apenas do povo incrédulo, pois a prática tem ocorrido entre os cristãos. Existe apenas 1% de diferença entre as pessoas crentes e não crentes que fazem jogos de azar. É o povo de Deus que possui o destino da América. Não o povo que faz a vontade do mundo. Estas está agindo exatamente de acordo com a sua natureza. Nós temos que ser sal e luz novamente. Temos que ter uma diferença observável."
Sendo um observador atento da igreja e do seu povo durante os últimos anos, tenho sido sobrecarregado por dois fatores: uma série de passagens da Escritura que deve preocupar todos nós, pastores e leigos igualmente, e os resultados de um estudo conduzido pelo reconhecido pesquisador - George Barna.
A primeira passagem da Escritura é poderosa e alarmante. Jesus disse aos discípulos: "Nem todo aquele que me diz:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mateus 7: 21-23, NVI).
Eu acredito que as palavras de Jesus confirmam que haverá milhares de homens e mulheres que frequentavam a igreja e serviram suas congregações, mas não conheceram de fato o Deus da igreja ou fizeram Sua vontade e, como resultado, não irão para o céu.
A segunda e terceira passagem das Escrituras falam sobre o que significa realmente conhecer e amar a Deus. Jesus deixou claro que, se nós reivindicamos Ele é o nosso Senhor, devemos obedecer-Lhe: "E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?". (Lucas 6:46).
O apóstolo João confirmou as palavras de Jesus: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6"
O apóstolo João confirmou as palavras de Jesus: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6"
Considere estas passagens à luz da investigação realizada pelo Grupo Barna. Em um artigo intitulado "Progresso duro Espiritual encontrar", detalha Barna as conclusões de um estudo no qual ele analisou mais de 10.000 entrevistas pessoais de todo o país e descobriu que a maioria das pessoas que afirmam ser cristãs não tem a mente de Deus sobre questões importantes.
Aqui está o que Barna relatou:
Aqui está o que Barna relatou:
• 84% disseram que sua fé religiosa é muito importante para suas vidas
• 70% afirmaram que a própria fé religiosa consistentemente tornando-se mais profunda
• 84% afirmavam ser cristãos
• 60% disseram acreditar que a Bíblia é totalmente precisa em tudo o que ela ensina
• 75% disseram que estão absolutamente ou um pouco comprometida com o Cristianismo.
Mas as mesmas pessoas também considerados os seguintes comportamentos e estilos de vida "moralmente aceitável":
• Coabitação - 60%
• Aborto - 45% (Nos EUA, cerca de 45 milhões de bebês foram sacrificados desde a decisão Roe v. Wade, que legalizou o aborto em 1973.)
• Adultério - 42%
• Relações sexuais homossexuais - 30%
• Jogos de azar - 61%
• Pornografia - 38%
• Uso de palavrões - 36%
A única conclusão que podemos fazer com base no estudo é que os inquiridos não conhecem a Palavra de Deus ou decidiram não cumpri-la. Claramente, a decisão de seguir Cristo transmite a sabedoria encontrada na Palavra de Deus. Mas ao invés de estudá-la, muitos evangélicos estão vivendo do serviço da igreja, ou tem apenas a experiência de frequentar os cultos na igreja e fizeram disso um hábito, mas essa experiência religiosa habitual não vai ajudá-los a desenvolver o fundamento necessário para navegar com êxito esta vida de acordo com a vontade de Deus.
Louvor e adoração, por exemplo, pode criar um ambiente em que uma pessoa encontra Deus, mas também pode definir uma pessoa, ela até pode experimentar uma miríade de emoções e sentimentos dentro de um vácuo, e embora esta pessoa saia da igreja se sentindo completa e plena de Deus, ela na verdade não tem a força, a coragem e a sabedoria que precisará para a sua jornada de vida. Estas pessoas não têm a experiência de adorar sozinha.
Na verdade, a Bíblia diz que é a pregação da Palavra que nos impele a fé em Cristo."Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos. 10:14,17).
O parte material da vida acontece de segunda a sábado, e por isso, os crentes precisam mais do que bons sentimentos. Eles devem se comprometer a crescer na fé e no seu conhecimento e compreensão da Palavra de Deus.
A Bíblia nos diz que o homem nunca vai pensar os pensamentos de Deus a menos que ele experimente uma transformação da mente. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que seus pensamentos" ( Isaías 55: 8-9.).
Então, como é que se começa o processo de transformação? Simplificando, você deve aprender o que Deus tem a dizer sobre tudo . Como? Familiarizando-se com a Sua Palavra e deixando-a mudar sua maneira de pensar.
Como o apóstolo Paulo diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12: 2).
Se você estiver buscando melhorar o seu relacionamento com Deus diariamente, então, você está no meio do caminho. Você, ainda, precisa aprender Seus mandamentos e comprometer-se a mantê-los. Na verdade, é em manter os mandamentos que seu amor é testado.
Hoje você está, no lugar, onde os especialistas chamam de "ponto de inflexão". Você pode decidir ficar exatamente onde você está, vivendo na ignorância, e apenas esperando o melhor, com a certeza de que você continuará pensando seus próprios pensamentos e fazendo o que é melhor pela razão. Ou você pode entregar o seu direito de si mesmo, dobrar o seu joelho e viver sob a autoridade da Palavra de Deus, mesmo sem saber i qye isso significa ou onde isso poderá te levar.
Comprometa-se hoje a buscar mais conhecimento. Torne-se parte de um grupo de estudos da palavra mesmo que pequeno. Comece a dedicar parte do seu tempo diariamente para a oração e para a leitura da Palavra de Deus.
Invista em um curso de estudo. Adquirindo um livro devocional ou participe de uma classe de um seminário local.Faça uma planejamento objetivo, fixe metas de crescimento realistas com cronogramas. Deus irá encontrá-lo em cada um desses lugares, e você verá que é perfeitamente possível viver a sua fé em um mundo cada vez mais secu
lar.
lar.
SOCIALIZE IT →