E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor. E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo. E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe. E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor. ( 2 Crônicas 20: 1-9, 14-15, 22-23, 30 )
Jeosafá foi o quarto rei do reino de Judá separado cerca de 850 a 875 aC Ele era um seguidor zeloso dos mandamentos de Deus. Em seu terceiro ano, ele enviou certos príncipes, sacerdotes e levitas, a passarem por todas as cidades de Judá, ensinando as pessoas a praticarem os ensinamentos do Livro da Lei. Porque ele buscou ao Senhor, riquezas e honras aumentaram em torno dele. "Jeosafá buscou o Senhor de todo o coração" ( 2 Crônicas 22:9 ).
Porque os hebreus conheciam a Deus e o que Ele já havia feito por eles, o procuraram novamente.
Em seguida, olharam para o que eles fizeram ...
Eles procuraram a Deus, v 12, "Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti."
Eles louvavam a Deus , v. 19, E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta."
Eles colocaram a sua confiança em Deus , 20 v. ", E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;"
Eles deram graças a Deus , v. 21, "E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre."
O que você faz quando enfrenta provações e tribulações? Você louva a Deus? Você coloca sua confiança nele? Você dá graças a Deus?
Você sabia que o verdadeiro caráter do cristão é muitas vezes revelado quando ele enfrenta um problema real?
Como você lida com seus problemas? Você entra em pânico? Você reclama? Você levanta o seu punho para o céu e grita com Deus? Você começa a duvidar e depois corre para uma solução rápida? Corre para o pecado, a televisão, ou não fala sobre isso?
Ou você vai ao Senhor em oração, humildade, louvor e confiança e se recusa a sentir medo e preocupação em qualquer lugar?
Como você pode ver, Deus já tinha feito grandes coisas para o povo hebreu. Ele já fez grandes coisas para você também... e fará muito mais.
Ele libertou você do inimigo chamado pecado, te redimindo através de Seu Filho.
Eles foram salvos de uma ameaça de morte física. Você tem sido salvo a partir da ameaça de morte eterna.
"Eu estarei sempre convosco, até a consumação dos séculos" ( Mateus 28:20 ).
Jesus disse que suas palavras não passarão ( Marcos 13:31 ).
Cristo disse que iria levantar-se no último dia ( João 6:40 )
Ele disse que tudo o que você pedir em seu nome seria dado a você. ( João 14:14 ).
Jesus disse que iria revelar-se a você ( João 14:21 ).
Ele disse que iria revelar o Pai para você ( Mateus 11:27 )
Jesus também disse que voltaria nas nuvens e que todo olho o verá ( Marcos 13:27 ).
Introdução
A vida pode ser difícil. Ser cristão em um mundo não-cristão é encontrar todos os tipos de problemas. O mundo não conhece Jesus. O mundo não o ama. O mundo não entende por que Ele veio.
Você, por outro lado, conhece Jesus. Você o amá. E, você entende por que Ele veio. Ele veio para salvar você de seus pecados e dar-lhe nova vida. Ele veio para trazer paz e alegria no Espírito. Ele veio para que você possa ter comunhão com Deus.
Você, por outro lado, conhece Jesus. Você o amá. E, você entende por que Ele veio. Ele veio para salvar você de seus pecados e dar-lhe nova vida. Ele veio para trazer paz e alegria no Espírito. Ele veio para que você possa ter comunhão com Deus.
Essas coisas você já sabe. E você também sabe que se você está salvo do pecado e cheio do Espírito de Deus, ainda assim, a vida neste mundo não será perfeita. Ainda será difícil.
O cristão está, em certo sentido, numa batalha com o mundo. E o mundo está em guerra com o cristão - com você. O mundo oferece vícios, auto-realização e ganância. O mundo quer convertê-lo ao paganismo, à sua devoção ímpia ao profano. E se você não se conforma, se você não dobra os joelhos aos seus ídolos e sacrifícios, você será ridicularizado, zombado e atacado.
Assim, o mundo está contra você. O maligno está em guerra com você. E na batalha há todos os tipos de lutas. No interior, você luta contra o pecado: orgulho, luxúria, avareza, vanglória, e vários outros desejos. No lado de fora, você luta contra a doença, a pobreza, problemas conjugais, dificuldades de emprego, um futuro inseguro, e tantas outras coisas. Talvez, neste momento, você esteja enfrentando uma luta séria. Ou talvez, recentemente, precisou lidar com uma situação difícil. Talvez você tenha medo porque alguém está vindo contra a sua vida.
Como cristão, o que você faz quando a vida se torna difícil, quando não parece haver nenhuma solução, quando o seu relacionamento com Deus é prejudicado? Quando você está preocupado ou com medo? Quando você está em perigo?
O que você faz quando enfrenta obstáculos monumentais? Você resisti à tentação, foge do mal, ou acredita numa força que está além da sua capacidade de compreender como seus problemas serão resolvidos?
A resposta está na Palavra de Deus.
Contexto: Israel e Judá foram divididos.
Jeosafá foi o quarto rei do reino de Judá separado cerca de 850 a 875 aC Ele era um seguidor zeloso dos mandamentos de Deus. Em seu terceiro ano, ele enviou certos príncipes, sacerdotes e levitas, a passarem por todas as cidades de Judá, ensinando as pessoas a praticarem os ensinamentos do Livro da Lei. Porque ele buscou ao Senhor, riquezas e honras aumentaram em torno dele. "Jeosafá buscou o Senhor de todo o coração" ( 2 Crônicas 22:9 ).
- Moabe, Amon, e os amonitas, vieram fazer guerra contra Josafá.
- Jeosafá teve medo; e com razão, pois o exército que vinha contra ele era de fato poderoso, além do que ele seria capaz de lidar. Ele estava em apuros.
Leia 2 Crônicas 20 , versículos 1-9, 14-15, 22-23, 30
Você deve confiar em Deus e não temer por causa de quem Ele é. Por favor veja comigo v. 6.
"'E disse (Jeosafá): Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir
' "Jeová é "O Deus de nossos pais". Deus de Adão e Eva, de Noé, de Abraão, de Moisés, de Davi, de Salomão... portanto, Ele é o Deus da História
Ele também vive no céu; Portanto, Ele é o Deus da santidade. O céu é a santa habitação de Deus. Portanto, Ele está acima de todas as coisas. Ele é puro, justo e incapaz de conviver com o pecado.
Ele também é o governante de todas as nações; portanto, Ele é o Deus da Soberania. Todos os reis e os povos pertencem a ele. E como tal, ele tem o direito de governá-los como lhe agrada.
Ele é todo-poderoso; portanto, Ele é o Deus de poder. Ele pode fazer o que deseja. Ele pode criar ou destruir. Levantar ou derrubar.
Quem é Deus para você? Ele é grande ou pequeno? Ele é todo-poderoso ou Ele é um covarde? Será que Ele te ama ou Ele apenas mora em você? Como você percebe Deus afeta o modo como você responde a ele.
O povo de Judá sabia quem era Deus e é por isso que eles olharam para Ele e confiavam nele. Em outras palavras, você deve confiar em Deus, porque Ele é santo; Ele é um rei; e Ele é todo-poderoso, e porque Ele te ama muito.
Você não deve ficar com medo, mas deve confiar em Deus, não só por causa de quem Ele é, mas também por causa do que Ele já fez.
Por favor veja comigo no versículo 7: "Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
Deus já realizou grandes coisas.
Ele deu a terra de Canaã aos descendentes de Abraão.
Deus escolheu Abraão e prometeu que ele seria uma grande nação.
Deus levantou Moisés e, através de muitos milagres, livrou o seu povo da escravidão dos egípcios. Ele dividiu o Mar Vermelho; Ele destruiu os egípcios.
Deus levantou Josué e os exércitos hebreus para tomar a terra de Canaã. E lá, Deus os abençoou como Seu povo escolhido para que eles pudessem adorá-lo, honrá-lo, servi-lo e preparar o caminho do Messias.
Os judeus podiam olhar para baixo, e com suas mãos calejadas do trabalho e da guerra, tocar a promessa, sentir a realidade das realizações de Deus. Os judeus podiam tocar a promessa!
Você deve confiar em Deus e não temer por causa de quem Ele é. Por favor veja comigo v. 6.
"'E disse (Jeosafá): Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir
' "Jeová é "O Deus de nossos pais". Deus de Adão e Eva, de Noé, de Abraão, de Moisés, de Davi, de Salomão... portanto, Ele é o Deus da História
Ele também vive no céu; Portanto, Ele é o Deus da santidade. O céu é a santa habitação de Deus. Portanto, Ele está acima de todas as coisas. Ele é puro, justo e incapaz de conviver com o pecado.
Ele também é o governante de todas as nações; portanto, Ele é o Deus da Soberania. Todos os reis e os povos pertencem a ele. E como tal, ele tem o direito de governá-los como lhe agrada.
Ele é todo-poderoso; portanto, Ele é o Deus de poder. Ele pode fazer o que deseja. Ele pode criar ou destruir. Levantar ou derrubar.
Quem é Deus para você? Ele é grande ou pequeno? Ele é todo-poderoso ou Ele é um covarde? Será que Ele te ama ou Ele apenas mora em você? Como você percebe Deus afeta o modo como você responde a ele.
O povo de Judá sabia quem era Deus e é por isso que eles olharam para Ele e confiavam nele. Em outras palavras, você deve confiar em Deus, porque Ele é santo; Ele é um rei; e Ele é todo-poderoso, e porque Ele te ama muito.
Você não deve ficar com medo, mas deve confiar em Deus, não só por causa de quem Ele é, mas também por causa do que Ele já fez.
Por favor veja comigo no versículo 7: "Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
Deus já realizou grandes coisas.
Ele deu a terra de Canaã aos descendentes de Abraão.
Deus escolheu Abraão e prometeu que ele seria uma grande nação.
Deus levantou Moisés e, através de muitos milagres, livrou o seu povo da escravidão dos egípcios. Ele dividiu o Mar Vermelho; Ele destruiu os egípcios.
Deus levantou Josué e os exércitos hebreus para tomar a terra de Canaã. E lá, Deus os abençoou como Seu povo escolhido para que eles pudessem adorá-lo, honrá-lo, servi-lo e preparar o caminho do Messias.
Os judeus podiam olhar para baixo, e com suas mãos calejadas do trabalho e da guerra, tocar a promessa, sentir a realidade das realizações de Deus. Os judeus podiam tocar a promessa!
Porque os hebreus conheciam a Deus e o que Ele já havia feito por eles, o procuraram novamente.
Em seguida, olharam para o que eles fizeram ...
Eles procuraram a Deus, v 12, "Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti."
Eles louvavam a Deus , v. 19, E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta."
Eles colocaram a sua confiança em Deus , 20 v. ", E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;"
Eles deram graças a Deus , v. 21, "E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre."
O que você faz quando enfrenta provações e tribulações? Você louva a Deus? Você coloca sua confiança nele? Você dá graças a Deus?
Você sabia que o verdadeiro caráter do cristão é muitas vezes revelado quando ele enfrenta um problema real?
Como você lida com seus problemas? Você entra em pânico? Você reclama? Você levanta o seu punho para o céu e grita com Deus? Você começa a duvidar e depois corre para uma solução rápida? Corre para o pecado, a televisão, ou não fala sobre isso?
Ou você vai ao Senhor em oração, humildade, louvor e confiança e se recusa a sentir medo e preocupação em qualquer lugar?
Como você pode ver, Deus já tinha feito grandes coisas para o povo hebreu. Ele já fez grandes coisas para você também... e fará muito mais.
Ele libertou você do inimigo chamado pecado, te redimindo através de Seu Filho.
Ele trouxe você para fora da terra do vale das sombras da morte, te guiou por águas tranquilas, lhe deu um lugar para descansar, e te fez deitar em verdes pastos.
Ele tomou o seu coração, de uma só vez da casa do mal, e entregou-o nas mãos de Seu
Filho, Jesus.
A cruz é a única razão que você tem para ter esperança de libertação de qualquer conflito, problema, batalha ou preocupação.
A cruz é a garantia absoluta de compromisso de Deus com você.
Você nunca será abandonado. Você não pode ser abandonado; você não pode ser esquecido por Deus.
Eles foram salvos de uma ameaça de morte física. Você tem sido salvo a partir da ameaça de morte eterna.
Eles foram salvos de um inimigo que tentou matá-los.
Você foi salvo de um inimigo que tem procurado te condenar eternamente.
A cruz, o sangue, a dor, a humilhação de Jesus há 2000 anos atrás, comprou-lhe a paz, a segurança e a segurança na terra da promessa: a vida eterna com Deus.
Esta batalha existe há muito tempo e não é apenas uma tentativa de Satanás para destruir o povo de Deus, mas já era uma tentativa de destruir eu e você. Se os judeus fossem destruídos, aniquilados, não haveria a descendência messiânica, sem esta descendência não haveria Messias, sem Messias não teríamos salvador. Logo eu e você também estaríamos perdidos, condenados, antes mesmo de nascermos.
Deus lhe deu a salvação.
Será que Ele vai fazer menos quando você enfrenta dificuldades em sua vida?
Será que Deus vai deixar você ser destruído? Não! Claro que não!
Como você lida com o pecado, doença, desgosto, dor, incerteza, etc ...
Você confia em Deus ou você duvida? Não foi ele que te alimentou, vestiu, aqueceu? Não foi Deus que te libertou do seu pecado?
Deus chamou você não para que pudesse te abandonar, mas para que pudesse santificá-lo, torná-lo santo, e para que você possa desfrutar da presença d'Ele para sempre.
Porque Ele te ama ... muito.
Você deve confiar no Senhor e não temer. Não só por causa do que Ele é e o que Ele já fez, mas também por causa do que Ele vai fazer.
O povo de Judá não sabia o que iria acontecer. Mas eles confiaram no Senhor.
Por favor veja comigo:
v. 15 - Não temais, nem vos assusteis ... pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
v. 17 - Ficai parados e vede a salvação do Senhor para convosco.
Estas foram declarações para o tempo futuro. Estas foram as palavras da promessa de Deus!!
Então os judeus descansaram, eles não temeram.
v. 30 - E o reino de Jeosafá ficou em paz; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
Conclusão
Deus é diferente agora? Suas palavras de promessa são menos verdadeiras?
Jesus disse:
Venham todos os que estão sobrecarregados e eu vos aliviarei (Mateus 11:28)."Eu estarei sempre convosco, até a consumação dos séculos" ( Mateus 28:20 ).
Jesus disse que suas palavras não passarão ( Marcos 13:31 ).
Cristo disse que iria levantar-se no último dia ( João 6:40 )
Ele disse que tudo o que você pedir em seu nome seria dado a você. ( João 14:14 ).
Jesus disse que iria revelar-se a você ( João 14:21 ).
Ele disse que iria revelar o Pai para você ( Mateus 11:27 )
Jesus também disse que voltaria nas nuvens e que todo olho o verá ( Marcos 13:27 ).
Por causa de quem é Deus e o que Ele já fez por você, confie nele, no futuro que ele planejou para você. Não tenha medo porque Ele continuará defendendo você, amando você e continuará a realizar o maravilhoso plano de amor em sua vida.
Você vai confiar nele?
O quanto você vai confiar nele? 10%? 30%? 50%? Ou 100%?
É você quem decide o quanto vai descansar n'Ele.
O quanto você vai confiar nele? 10%? 30%? 50%? Ou 100%?
É você quem decide o quanto vai descansar n'Ele.
SOCIALIZE IT →