Há dias em que precisamos de uma liderança que tome a nossa frente. Alguém que diga: "Continue, você pode fazer isso, você vai conseguir!" Quando sentimos a vontade ou o desejo de desistir.
Existem outros dias que temos a necessidade de ouvir uma voz suave de incentivo de alguém que nos conheça bem. Temos esta necessidade quando precisamos de uma pessoa para nos dizer: "Eu sei que parece difícil, mas você fez a coisa certa."
E há os dias em você precisa de alguém que fale a verdade.
Hoje foi desses dias. A gente percebe quando uma conversa com alguém não está indo bem. Alguém no meu círculo de amigos, veio até mim com um problema profundo no coração, e era um problema comigo.
Para ser honesto, eu não queria ouvir aquilo. Durante a conversa eu sentia meu corpo tenso. As minhas palavras foram ficando difíceis de serem pronunciadas. Eu não conseguia impedir o rumo que a conversa estavam tomando. A situação estava ficando feia porque eu estava ficando em uma posição defensiva.
Depois da conversa, eu me senti derrotado, acabado. Por que eu fui tomado pela necessidade de me justificar? Eu tinha respondido o seguinte: "Mas não é isso que eu quis dizer! Eu não entendo como você pode pensar isso." Eu poderia ter dado uma resposta mais humilde, reconhecido o meu erro. Eu poderia ter dito: "Sinto muito. Eu posso ver como feri seus sentimentos. Não era essa a minha intenção, Você pode me perdoar?"
Mas não. Não foi foi isso que eu fiz.
O que é Deus Sussurrando?
Ao tomar o caminho da justificação mais uma vez, mesmo não querendo isso, um sentimento de tristeza e desapontamento tomou conta de mim.
Eu falei sobre o assunto com um amigo. Ele não me disse que eu era uma pessoa maravilhosa, nem que minha resposta, de justificativa, era perfeitamente humana. Ele também não disse, imediatamente, que tudo ficaria bem. Ele não me disse que eu não deveria me sentir mal. Ele apenas ouviu. Ele sentou-se comigo e não interrompeu as minhas palavras, dando-me a liberdade para esvaziar o meu coração de toda a indignação egoísta e o ressentimento orgulhoso de ser mal interpretado. Então ele fez uma observação, quase na forma de uma pergunta: "Eu me pergunto o que é que Deus quer sussurrar para você."
Sussurros são tão suave. Às vezes, a própria respiração agrada seu ouvido e você precisa parar e inclinar-se. Sussurros são íntimos, palavras que significam muito para você e apenas para você. Eles são convincentes. Chegue mais perto. Quero compartilhar isso com você.
A resposta do meu amigo pegou-me desprevenido. Sussurros de Deus? Não meu amigo, não é isso que eu espera ouvir de você. O que eu realmente quero é que você me diga que eu não estou errado em me justificar.
Mas meu amigo estava me levando de uma maneira diferente. Ele sabia que eu sentia meu coração ferido. Ele também sabia que no meio do conflito, no centro de uma dor relacional, Deus tem coisas para nos ensinar. Ele encorajou-me a ficar calmo, dizendo: "Não fique assim. Ouça a voz que realmente importa. Há coisas que Deus quer lhe dizer. Incline-se para a delicadeza, para as próprias raízes que Deus enterrou há tempo atrás no seu coração. Não é a mim que você precisa ouvir. É a Ele."
SOCIALIZE IT →