Conheça 3 verdades para acreditar
Eu conheci a história de uma jovem que passou por uma experiência muito difícil com o final do seu namoro.
Um dia, ela se viu deitada em lugar escuro como breu, mas via uma fraca luz brilhando acima dela. Eram pequenas etiquetas coladas no teto do quarto do seu irmão.
Ela então se perguntou: "Por que estou na cama do meu irmão caçula?"
Ela achava que não deveria estar na casa dos seus pais, deitada na cama do seu irmão mais novo. Sua cabeça estava confusa e a boca seca. Ela gemia com a lembrança de como tudo tinha desabado sobre a sua cabeça na noite anterior. Seu corpo doía.
Então, ela pensou: "é assim que um coração partido se sente. Não me admira que pessoas desejem morrer por causa dessa dor."
Fazia cinco meses que ela tinha começado a namorar pela primeira vez; agora ela tinha acordado com uma nova identidade. Passou de namorada para ex-namorada.
Segundo ela, foi a noite mais negra da sua vida até aquele momento. Ela percebeu que estava desaparecendo, e provavelmente não teria saído da cama no dia seguinte, nem no próximo ou na próxima semana. Ela se via vivendo uma nova realidade, e não tinha ideia do que fazer para sair daquela situação. A versão antiga de dela foi substituída por uma nova versão, e ela não sabia como recomeçar.
Se você está vivendo um momento, eu quero tranquilizar você e lhe mostrar que existe esperança e um caminho que você precisa percorrer para colocar um fim a sua dor.
Apontando para Jesus
Se você olhar ao seu redor verá que existem muitas pessoas vivendo com o coração partido. Algumas pelo rompimento de um relacionamento, outras porque foram rejeitadas há muito tempo. Talvez você ainda não vivido essa experiência. Eu quero tranquilizar você e lhe dizer que este sentimento de perda e de medo são normais neste momento. Algumas pessoas irão te oferecer bons conselhos e outras nem tanto.
Você provavelmente não irá permitir que ninguém rompa os muros que construiu ao redor do seu coração com medo de passar por uma nova decepção e ver seu coração em pedaços mais uma vez.
Preste atenção ao seu comportamento e para as coisas que você começará a olhar. Este é um momento muito perigoso, pois você poderá fixar seu olhar em qualquer coisa que faça sentido no novo mundo que você vive, mas poderá ficar chocado(a) com o que irá encontrar mais a frente.
Se você procurar na internet verá milhares de artigos e livros sobre como reconquistar seu ex-namorado(a) ou como consertar seu coração partido. Verá listas, do tipo top 10, com formas de enfrentar o seu sofrimento. Mas, dificilmente, encontrará alguma coisa que te ajude de verdade. Não existe fórmula mágica que arranque essas for do peito e restaure seu coração.
A única coisa que pode te ajudar, como homem ou mulher cristã, é lutar usando o seu senso de perdão para combater a raiva, o sentimento de traição e a sensação de perda de esperança que vem com o fim de um relacionamento.
Com o tempo e com a ajuda de um conselheiro(a) e amigos verdadeiros, você aprenderá a tirar algumas lições desse momento de desgosto que está vivenciando.
1ª Verdade: Comportamento destrutivo não cura feridas
Quando a poeira baixar, você perceberá que pode estar vivendo sua vida entre dois comportamentos. As suas vontades e as vontades de Deus para você. Não vou mentir. Pode ser um caminho cansativo, de cortar seu coração, e você nem sempre estará disposto a trilhar essa estrada.
Não adianta tomar quantidades excessivas de sorvete, falar mal do(a) ex; encher a cara de álcool; entrar em um carro qualquer á procura de satisfação instantânea; esses comportamentos irão entorpecer a sua dor, validar os seus sentimentos, e você pode até achar que está ferindo o(a) ex de alguma maneira. Mas isso só irá machucar você cada vez mais. Você precisa aprender que qualquer comportamento de enfrentamento dessa dor precisa ser entregue completamente nas mãos do Senhor. Senão fizer isso você irá afundar cada vez mais no sofrimento.
Você até pode se sentir como os israelitas. Eles foram informados que a Terra Prometida estava esperando por eles, mas eles continuaram a se lamentar sobre o quanto eles perderam ao deixar o Egito.
Quando optamos por comportamentos destrutivos, resistimos ao esforço de Deus em nos levar para Canaã. Nós dizemos a Deus que não acreditamos que Ele tenha algo de bom reservado para nós. Falamos para Ele que conhecemos mais nossa situação do que Ele. Decidimos nos colocar no trono e adorar um deus que se parece com nós.
Você precisa dar alguns passos conscientes para escolher o caminho do perdão, da gentileza e da bondade. Você precisa ter consciência dos pensamentos em seu coração para que eles não te levem ao inevitável e palavras ruins comessem a sair da sua boca. Acredite a sua cura não virá com comportamentos destrutivos.
2ª Verdade: Seus sentimentos são válidos
Romper um relacionamento é horrível e machuca muito. Um dia, uma pessoa está em sua vida e tudo está bem... no dia seguinte ela simplesmente não existe mais. Isso gera uma dor semelhante a morte, mas, de alguma forma é ainda pior, porque você sabe que a pessoa está lá fora em algum lugar. E se você acreditar e assumir que ela está bem e seguiu em frente e que você está sofrendo sozinho(a), isso fará você se sentir ainda pior.
Você também perderá a esperança. Ficará lamentando que todos os seus planos de vida foram destruídos. Ficará pesando que aquela pessoa era sua única chance de felicidade. Essa perda de esperança pode ser a coisa mais difícil que terá que enfrentar.
Tudo isso pesa no seu coração, como um manto negro que você não pode remover. Eu sinto muito pela sua dor. Eu sinto muito pelo seu coração quebrado.
Lamento porque muitas pessoas vão dizer a coisa errada e aumentar sua dor. Lamento que você irá esbarrar em memórias dele(a) em momentos inesperados e ondas de desgosto vão invadir você novamente. Sinto muito se ele(a) tirou a sua esperança. Eu entendo. Eu posso sentir a sua dor. Eu consigo te ver. Seus sentimentos são válidos.
No entanto, minha oração é para que você não carregue esses sentimentos para sempre. Oro para que você aprenda a se dar tempo e espaço. Não permita que suas emoções te prendam no cativeiro da terra do(a) ex-namorado(a). Você pode estar no deserto agora, mas isso significa que você está andando em direção a Canaã.
3ª Verdade: A dor vai acabar
Por muitos meses, a moça da nossa história, ficou convencida que sua dor nunca terminaria. Onde quer que ela fosse memórias dele ou deles se aglomeravam a sua frente, e não deixavam ela ver nada. Tudo o que ela enxergava eram flashbacks dos momentos que haviam vivido juntos. Era terrível.
Ela nunca tinha passado por uma separação antes. Muito menos dispensada. Tudo o que as pessoas lhe diziam era que o tempo curaria todas as feridas.
Nesses momentos você pode querer apertar seu punho e gritar que essas palavras não tem nenhum significado para você. Para você sua dor é diferente. Seu amor era especial. Seu coração partido nunca poderá ser curado. Nada na sua vida te faz acreditar que conseguirá superar essa devastação, então, pensará em erguer uma parede ao redor do seu coração e aceitar a sua nova realidade de tristeza. Não faça isso.
Acredite, a dor irá desaparecer. Você passará de chorar sozinho(a) todas as noites antes de dormir, para chorar algumas vezes por semana, depois chorar ocasionalmente, e finalmente não chorar mais.
Ao longo do caminho, você aprenderá a separar quais emoções resultaram da perda do(a) ex-namorado(a) e as que vieram a partir da perda do que você esperava, e depois pesará todas as emoções de forma adequada.
Começará a pensar objetivamente sobre quem ele(a) é, quem você é, porque estavam juntos, e se vocês realmente eram melhores juntos ou separados.
E poderá dizer honestamente que não sente mais a falta dele(a).
Encontrando a Cura
Durante esse processo é possível que experimente novas decepções, mas lembre-se o tempo realmente irá curar sua dor. Tome um pouco de sorvete, dê espaço para sentir todas as suas emoções, mas não perca a esperança.
Com certeza, você perde muito quando termina um relacionamento, mas ganha muito, escolhendo o perdão, a gentileza e a bondade. Posso dizer que achará extraordinário o amor que seus pais, sua família e Deus desejam dar a você.
Você verá que há muito mais força dentro de você do acreditava existir. Irá encontrar compaixão, amor e vulnerabilidade. Encontrará esperança.
Quando terminar a sua viagem, talvez você até queira reviver todas essas experiências se elas te levarem a conhecer Jesus como você irá conhecer no fim da sua jornada.
SOCIALIZE IT →